segunda-feira, 25 de abril de 2011

Trabalho na Sociologia


O trabalho é uma atividade altamente valorizada por Marx, que diz que esta prática é a base da sociedade. Esse pensamento influenciou bastante a sociedade capitalista, que visa o lucro e o tempo "bem empregados". Os trabalhos manuais, por exemplo, eram o que Marx chamava realmente de trabalho. Neles, os empregados sabiam o que se passava durante todo o processo de produção. Karl Marx dominou muitas ciências por causa deste pensamento revolucionário, que continua sendo atual.
Em um banco - terreno puramente capitalista -, a preocupação maior não é sobre o que é certo ou errado, muito menos ético, e sim se os contribuidores e devedores pagam-lhe o devido. Este tipo de atividade é potencialmente "carnívoro", pois qualquer um pode estar no topo - é um mundo muito instável. Raramente a ética está presente em todos os momentos, pois o tempo e o dinheiro estão muito mais interligados, pois a perda de um é concerteza a perda de outro - grandezas complementares e proporcionais.

2 comentários:

  1. Ok...
    Muito bem! agora a partir do texto utilizado para expressar o pensamento de Marx e a ética nas relações de trabalho, eu gostaria que vocês fizessem uma crítica pessoal sobre as condições e a finalidade do trabalho nos dias atuais... são justas as condições de trabalho? O salário é adequado a qualificação da classe trabalhadora? A ética permeia as relações entre patrões e empregados?

    ResponderExcluir
  2. Calculamos que não, pois quanto mais um trabalhador da duro menor é o seu salário, ja os que menos se esforçam recebem enormes quantias de dinheiro.

    ResponderExcluir